Todos os computadores possuem um conjunto de instruções que seu processador é capaz de executar. Essas instruções, chamadas de código de máquina, são representadas por sequências de bits, normalmente limitadas pelo número de bits do registrador principal da CPU. Esse Código é chamado de Codigo Binário. São formados por 0 e 1.
As instruções correspondem a seqüencias muito simples de operações, como transferir um dado em memória para a CPU ou somar dois valores e são normalmente interpretadas por micro-código.
Um programa em código de máquina consiste de uma sequência de números que significam uma sequência de instruções a serem executadas. É normal a representação da linguagem de máquina por meio de números (opcodes) constantes e variáveis em sistema binário ou sistema hexadecimal. Alguns computadores também têm seu upcodes representados no sistema octal.
Microprocessadores tem normalmente seus códigos de operação como múltiplos de 2, 8 e 16, pois usam arquitecturas com registadores de 8, 16, 32, 64 ou 128 bits. Porém, existem máquinas com registadores de tamanho diferente.
Os programas de computador raramente são criados em linguagem de máquina, mas devem ser traduzidos (por compiladores) para serem executados directamente pelo computador. Existe a opção, em voga atualmente, de não serem executados diretamente, mas sim por meio de um interpretador, que funciona directamente em código de máquina e previamente compilado.